I Encontro De Corruptione (2021)

1 e 2 de dezembro de 2021

Programação

Apresentação

O De Corruptione é um grupo de pesquisa que se dedica a estudar a corrupção na Idade Média em perspectiva política. Entretanto, em seu I Encontro, o De Corruptione pretendeu ampliar a cronologia com o objetivo de oferecer análises contrastantes/comparativas que permitissem adensar, de forma mais abrangente, as discussões relativas à Teoria da Corrupção. Foram apresentadas comunicações que versaram sobre o problema da corrupção, resultado de pesquisas em História Política.

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 01: DISPUTAS POLÍTICAS. Coordenação: Marcelo Cândido da Silva (LEME - USP/ De Corruptione).

CONFERÊNCIA

Understanding the history of corruption: some reflections on the latest developments in the field. Ronald Kroeze. Vrije Universiteit Amsterdam.

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 02: ANÁLISE DE DISCURSO, LÉXICO, CAMPOS SEMÂNTICOS. Coordenação: Renato Viana Boy (UFFS/De Corruptione).

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 03: PRÁTICAS VIRTUOSAS/CORRUPTAS. Coordenação: Roberta Giannubilo Stumpf (Universidade Autónoma de Lisboa - UAL).

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 04: CORROSÃO DO MODELO POLÍTICO/VIRTUOSO. Coordenação: Marcos Aurélio de Paula Pereira (HIS-PPGHIS-UnB).

A ficcionalidade da corrupção imperial romana no “Livro de Heráclides” de Nestório de Constantinopla. Robson Murilo Grando Della Torre. Professor de História Antiga e Medieval (Unimontes/MG - campus São Francisco).

Entre as Veredas da Justiça: a disputa do conceito de corrupção nas cartas do imperador Henrique IV (Século XI). Fabrizio Luciano de França.Graduando em História/HIS-UnB.

E por esto nom sõo pecador... As dissonâncias e consonâncias nos discursos acerca do direito aos jantares reais na tenção entre Paio Gomes Charinho e Alfonso X. Felipe Ferreira de Paula Pessoa. Doutorando em História (PPGHIS-UnB).

A avareza nas cantigas medievais galego-portuguesas de D. Pedro de Barcelos: entre excessos e desvios. Vitória Fernandes Coqueiro. Graduanda em História (HIS-UnB).

A corrupção à época carolíngia: o exemplo dos "presentes" na documentação normativa dos séculos VIII e IX. Thiago Juarez Ribeiro da Silva. Pós-Doutorando em História, bolsista FAPESP (PPGH - LEME – USP).

O problema da administração das honores no Império carolíngio (século IX). Isabela Alves Silva. Mestranda em História Social (PPGH – LEME – USP).

“Pravitas heretica”: corrupção e heresia nas cidades italianas (século XII). Felipe Augusto Ribeiro. Professor do Departamento de História (UFPE).

“Per via de corrupcions et subordinacions”: Formas de accountability na experiência parlamentar da Catalunha Medieval (1383-1396). Rogério Ribeiro Tostes. Pesquisador-colaborador do CIDEHUS-Universidade de Évora.

Traços da literatura de declínio na Ásia portuguesa (XVI-XVII). Sofia Theodoro Prevatto da Fonseca. Doutoranda em História (PPGH - UNESP Franca).

“Corrompendo seus ofícios”: as peitas nas Ordenações Afonsinas (século XV). Vinicius Silva Conceição. Doutorando em História (PPGHIS-UnB).

Corromper os castelhanos para o bem comum português? Ambiguidades da política de D. João II (século XV). Pablo Ytalo Felix Meneses. Graduando em História (HIS-UnB).

“Práticas pouco honestas”: acusações de “corrupção” contra a nobreza no reinado de D. João II (Portugal, século XV). Ana Luísa Lourenço. Doutoranda em História (PPGHIS-UnB).

A corrupção dos juízes: análise de algumas denúncias contra visitadores do Santo Ofício ao Brasil. Alécio Nunes Fernandes. Pesquisador (PEM-UnB).

Evitar as desordens e coibir os excessos: o controle da corrupção no Distrito Diamantino (séculos XVIII e XIX). Régis Clemente Quintão. Doutorando em História (PPGH – UFMG).

Mapeando Zeferino: a representação eulaliana do vendedor de votos. Iago Gusmão Santiago. Doutorando em Estudos Linguísticos (UEFS/BH). Stephanne da Cruz Santiago. Doutoranda em Estudos Linguísticos (UEFS/BH). Liliane Lemos Santana Barreiros. Professora do Departamento de Letras (UEFS/BH).

As transgressões dos ideários cavaleirescos em “O Conto do Graal”, de Chrétien de Troyes. Wesley Bruno Andretta. Graduando em História (UFFS).

O grande corruptor: a relação entre o diabo, a virtude e a corrupção das almas na literatura de milagres ibérica. Clarice Aguiar. Pesquisadora (PEM-UnB).

A corrosão da virtude: uma análise da corrupção nas crônicas de Fernão Lopes (Portugal, século XV). Breno Mendes Teixeira. Graduando em História (HIS-UnB).

A monarquia e a privança: discurso sobre a corrupção na Crónica del Halconero de Juan II (séc. XV). Scarlett Dantas de Sá Almeida. Doutoranda em História (PPGHIS-UnB).

A singularidade da noção de corrupção na filosofia e na economia política de Adam Smith. Pedro Eduardo Batista Ferreira da Silva. Doutorando em História (PPGHIS-UnB).